Os 11 SIMs e nosso segredo

gogenetic

O empreendedorismo é carregado de incertezas, então quando alguém diz “sim, o que vocês estão propondo faz sentido”, é uma mensagem carregada de significado. Para nós, que saímos da academia, onde tudo precisa ser testado e comprovado, caminhar pela corda bamba do universo das startups é um aprendizado intenso e transformador. Contudo, acreditamos que um dos nossos diferenciais seja exatamente fazer as coisas do nosso jeito, o modo científico.

Nosso primeiro sim foi dado pela Agência de Inovação da UFPR, que nos acolheu e nos deu todo o suporte gerencial inicial. Dentro desse processo recebemos o apoio dos mentores e suporte tecnológico do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular, onde ainda estamos incubados. Ter a chancela de uma universidade nos deu segurança e confiança para dar os próximos passos.

Entretanto, ainda continuávamos muito restritos ao universo acadêmico, se a ideia era nos aventurar além das fronteiras universitárias, era preciso conhecer esse novo universo e ser validado por ele. Nossa primeira experiência além da Universidade foi com o Founder Institute, um dos grandes pontos de intersecção do nosso negócio. Foi, sem dúvidas, o mais difícil de todos. Depois de muitos contornos e mudanças de rota, nossa co-founder, Michelle Tadra, concluiu o processo com a melhor nota da edição. Nosso segundo sim.

Nosso terceiro sim veio de Minas Gerais, um polo importante de inovação em biotecnologia. Nós entramos para a Biominas, processo específico para biotechs. Aproveitamos o aprendizado do Founder e percorremos um caminho mais dinâmico e tranquilo, também finalizamos a aceleração com o primeiro lugar. 

Então fomos nos arriscando em outros processos e fomos a única startup curitibana a entrar para a Aceleradora 100+ da Ambev, nosso quarto sim, processo que nos deu embasamento para aplicar nossas inovações nas indústrias de alimentos. Hoje fazemos parte de um projeto de inovação exclusivo para a cervejaria do futuro.

Para a nossa surpresa, no final de 2020, entramos para a seleta lista do YSelect que indica as 20 startups mundiais com grande potencial de crescimento. Nosso quinto sim e o primeiro internacional. Apenas 4 empresas foram destacadas na América do Sul.

Olhando para o universo da pecuária, junto com a Imunova Análises Biológicas, nós entramos para o BRDE Labs com um projeto exclusivo para a detecção molecular de salmonella na indústria. Nosso sexto sim veio com muito aprendizado e validação do agronegócio.

A nossa vocação científica não ficou esquecida, nós fomos a primeira empresa privada a aprovar um projeto de pesquisa básica no conceituado Instituto Serrapilheira, nosso sétimo sim. Nossa co-founder, Vânia Pankievicz, é uma das cientistas brasileiras incentivada pelo projeto. Se de um lado nós entregamos produtos aplicados, por outro mergulhamos fundo em pesquisa fundamental para dar suporte científico ao nosso propósito.

Com a chegada do COVID-19, novos desafios. Conseguimos, junto com a PUC-PR, a aprovação de um projeto de pesquisa para desenvolver a metodologia LAMP. Nosso oitavo sim.

Entramos também para o ecossistema da PUC-PR, fomos selecionados para entrar no Evolution. Nosso nono sim tem nos dado suporte com mentorias e direções para a expansão do nosso negócio.

Esse período nos mostrou a necessidade de independência de insumos para desenvolvimento científico, nós olhamos para isso e aprovamos um projeto RHAE – CNPq para desenvolver uma enzima para realizar os exames com a metodologia LAMP. E promover a independência brasileira é o nosso décimo sim.

E o programa da FINEP – Mulheres Inovadoras é o nosso sim de número 11. Agora embarcamos para essa jornada de aprendizado com mais 30 empresas liderada por mulheres. Uma provação de relevância nacional e que terá grande impacto na nossa direção. 

A soma de todas essas validações nos dá segurança e veracidade para a nossa proposta. Buscar essas avaliações fazem parte do nosso “segredo”, que é o nosso modo científico de fazer as coisas. Não fazemos nada por fazer, buscamos razões e embasamento para cada passo para cada direção que tomamos.

Agradecemos a todas as instituições e pessoas que nos ajudaram e que ainda nos amparam nessa construção contínua que é a GoGenetic.